Navios naufragados, uma volta pelos mares de todo mundo, aqui estão 18 exemplares brutais!
Era uma vez, os galeões poderosos e orgulhosos que vasculharam os mares..
Podia começar assim esta história mas agora estas maravilhas estão debaixo de água, sonhando em silêncio sobre vastos horizontes, tempestades mortais, portos animados e belas ilhas.
Hoje, gostaríamos de recebê-lo a bordo em alguns dos navios naufragados mais misteriosos do mundo. Pronto para “arriscar a sua vida” e dar um passeio entre sereias e fantasmas?
Navios naufragados, aqui vão eles
Flutuar em um conto de fadas na floresta, Austrália
Foto: pinterest
Este navio, o SS Ayrfield, tem um passado interessante: durante a Segunda Guerra Mundial, ele levou as tropas dos EUA aos locais de combate. Na década de 1970, foi abandonado num cemitério de navios naufragados perto da Vila Olímpica em Sydney. No ano 2000, com os Jogos Olímpicos a aproximarem-se, este veterano de Guerra foi transformado numa linda floresta, uma ilha e uma atracção turística.
Navio de bandeira sueco do século XVI
Foto: imgur
Nas profundezas do mar Báltico, a apenas 10 milhas náuticas da ilha de Öland, reside o maior navio de guerra do século XVI chamado Mars, que carregava 107 canhões. Afundou em 31 de Março de 1564, ao ser atacado por três navios inimigos. Especialistas têm procurado por este, e outros, navios naufragados desde 1960.
Barco de pesca, Ilhas Chatham, Nova Zelândia
Foto: wili hybrid
Existem apenas 600 pessoas que habitam as pequenas ilhas do arquipélago Chatham. A vida aqui não mudou muito desde o século XVIII, quando este lugar foi descoberto. É uma vida solitária, com apenas o céu, o mar, e o vento para fazer companhia a estas pessoas. A pesca é o principal comércio, e este navio fantasma usado para servir fielmente os pescadores parece ainda que está navegando através das ondas.
Iate submerso, Antárctica
Foto: pinterest
Este navio fantasma e misterioso é um iate brasileiro naufragado na Ardley Bay. Os brasileiros estavam filmando um documentário, mas fortes ventos e um mar revolto levou-os a abandonar o navio. Desde então, este iate descansa em baixo de água.
Um misterioso navio fantasma, EUA
Foto: imgur
Este navio, de nome Circle Line V, foi projectado para patrulhar as águas costeiras do Oceano Atlântico. Ele foi construído em 1902 e lançado em Wilmington, mudando de proprietários várias vezes durante os 80 anos que se seguiram. Em 1984, o navio foi encontrado abandonado no rio Ohio, perto de Lourensburg. Até hoje, ninguém consegue entender como ele chegou aqui.
Barcaça afundada, Colúmbia Britânica
Foto: terraoko
Esta barcaça de madeira encalhou em 1929 e ainda permanece lá como um monumento à sua própria morte trágica.
Navio-hospital, Austrália
Foto: Majkelx
Foto: terraoko
Durante a Primeira Guerra Mundial, o transatlântico SS Maheno serviu como um hospital militar. Em 1935, ele estava sendo rebocado quando estava no Japão, ele desapareceu de repente e só foi encontrado alguns dias depois. Uma violenta tempestade levou o navio para a costa de uma ilha deserta perto da Austrália. A tripulação teve que viver em tendas durante três dias, à espera de serem resgatados. As pessoas foram evacuadas, mas o navio foi deixado para viver os seus últimos dias na solidão.
Um navio velho na ilha de Anglesey, País de Gales
Foto: Rafal Kwiatkowski
Este barco de pesca se encaixa surpreendentemente bem na paisagem britânica minimalista. Parece que ele está ali desde o início dos tempos, ouvindo o vento uivar pesadamente nas fendas da sua plataforma presa.
Frota fantasma, EUA
Foto: imgur
Dezenas de barcos estão sendo enviados para “morrer” no famoso cemitério de navios naufragados em Mallow Bay, a cada ano. Eles se parecem com uma frota fantasma que continua indo para algum lugar através do solo, desaparecendo lentamente sob a água.
“O Holandês Voador” de Gytheio, Grécia
Foto: Justeline
Este navio tem sonhado com o oceano desde o último marinheiro que o deixou. Ele estava perdendo tempo no porto de Gytheio na Grécia quando, de repente, o vento mudou e ele foi levado de volta para o mar aberto por uma tempestade! Eles conseguiram parar o seu movimento temporariamente, mas a âncora não espera. Então, mais uma vez, o navio começou a navegar através das ondas e encalhou. Após este final emocionante, “O Holandês Voador” está agora descansando pacificamente em águas rasas.
Ilha de naufrágios, Bermudas
O Triângulo das Bermudas já ‘goza’ de uma reputação muito nublada. O local do cemitério de navios naufragados só contribui para a misteriosa atmosfera melancólica.
Veleiro abandonado, Lago Ontário, Canadá
Foto: Kerry Shepard
Este veleiro de aparência romântica que foi barrado pelo gelo tornou-se num local de referência.
Os últimos dias do ícone
Foto: Pedro López Batista
Durante a Segunda Guerra Mundial, o SS American Star era utilizado para transportar suprimentos e soldados. Depois disso, ele se tornou um navio de cruzeiro popular, um verdadeiro sucesso com o público. Na década de 1980, eles queriam transformá-lo em uma prisão flutuante, e depois em um hotel. Mas, devido a uma forte tempestade, ele encalhou e foi deixado para viver seus últimos anos perto das Ilhas Canárias.
Rebocador Saba, Curaçao
Foto: pinterest
Afundado num recife de coral, O rebocador Saba é uma das principais atracções turísticas em Curaçao. O navio encontrou uma segunda vida subaquática: ele se tornou uma casa para inúmeros peixes, ficou coberto de belos corais, e cresceu para ser um verdadeiro sucesso com os mergulhadores.
RMS Titanic – um gigante caído
Foto: National Geographic
Aqui costumava estar uma enorme escadaria.
Foto: National Geographic
A famosa proa.
Foto: National Geographic
Se o mundo dos navios naufragados tivesse um rei, certamente seria o Titanic. A quando da sua inauguração foi dito que era impossível afundar, era grandioso e luxuoso. Mas, tragicamente colidiu com um iceberg durante sua viagem inaugural em 1912 – um acidente horrível que custou a vida de milhares de pessoas. Desde então, o Titanic tem descansado a 2,4 milhas abaixo da superfície do oceano durante décadas, silencioso e escuro, lentamente apodrecendo. Somente em 1985 as pessoas arriscaram suas vidas para perturbar o gigante, e 10 anos depois, o diretor James Cameron foi até ele várias vezes usando os submersíveis Mir russos, fazendo pesquisas para seu famoso filme.
Semiramis, Ilha de Andros, Grécia
Foto: strangeabandonedplaces
Um barco de passageiros que agora parece um terrível navio fantasma, encalhou em 1954.
Ponto Reyes encalhado, Califórnia
Foto: Orin Zebest
O ponto Reyes é um barco de pesca abandonado no parque nacional do mesmo nome perto de São Francisco. Está sozinho neste local há já algumas décadas.
Um navio de carga e uma traineira de pesca, Mar Vermelho
Foto: blogof
Um navio de carga enorme na parte inferior do Mar Vermelho, que navegou sobre um recife de coral e afundou há anos atrás, é um dos locais de mergulho mais famosos. O segundo é apenas outro barco de pesca abandonado, uma das centenas nesta área.
Apesar de muitos fins trágicos destes navios naufragados, uma coisa é certa, a beleza das imagens é fenomenal.
Se gostaste, não vais poder perder este vídeo tempestades em alto mar