A vida no ano 2000 imaginada 100 anos antes!
A partir de 1899, um fabricante de cigarros encomendou uma série de cartões com ilustrações, como estratégia de propaganda do seu produto, a Jean-Marc Côté e a outros artistas.
Na viragem para o século XX, produziram uma série de desenhos que ilustravam aquilo que imaginavam ser a vida no ano 2000, em consequência do previsível avanço científico e tecnológico.
Intitulada En l’an 2000, a série foi impressa em França, em 1899, 1900 (ano em que foram expostos na Exposition Universelle de Paris), 1901 e 1910. Os cartões destinavam-se a ser distribuídos dentro de caixas de cigarro e, posteriormente, como cartões postais, mas essa distribuição terá sido muito diminuta e só ganhou popularidade quando, em 1986, Isaac Asimov publicou a obra Futuredays: A nineteenth century vision of the year 2000, na qual inseria as ilustrações acompanhadas por comentários.
Numa altura em que o ano 2000 já passou há duas décadas, marcadas pela revolução da tecnologia da informação e da comunicação, e, sobretudo, quando as plataformas digitais ganham um inusitado protagonismo no quotidiano do confinamento, nos métodos de ensino e de aprendizagem e nos moldes de acesso à cultura, é surpreendente o cotejo entre essas previsões e a realidade.
A par de complexas máquinas agrícolas para a ordenha das vacas ou para a apanha da fruta, ou das máquinas voadoras para a entrega do correio, a robótica estava presente na vida quotidiana em complexas máquinas que substituíam a ação humana em tarefas tão prosaicas como a limpeza da casa, a lavagem da roupa, a confeção de vestuário, a cozinha molecular, ou o corte do cabelo.
A vida no ano 2000 imaginada 100 anos antes em imagens:
Fonte: pensarcontemporaneo
Para mais diversão, segue os links:
Se o vídeo já não estiver disponível, entra em contato, obrigado.