Quantos países existem no mundo ?

Quantos países existem no mundo?  Já me fizeram algumas vezes esta pergunta, normalmente respondo por aproximação, hoje chegou o dia de responder exactamente!

O Sudão do Sul e Montenegro são os mais novos países independentes a integrar esta contagem.

Segundo a ONU – Organização das Nações Unidas, existem 193 países. Mas há algumas ausências nesta lista.

As duas mais famosas são Taiwan, cuja independência não é reconhecida pela China, e o Vaticano, que, apesar de ficar de fora do registo da ONU, é “observador permanente” da entidade, estatuto que dá direito a voto nas conferências.

A Palestina também é um Estado observador.

Além disso, a ONU não contabiliza ocupações e territórios. A Groenlândia, por exemplo, fica de fora porque é território da Dinamarca.

quantos países existem no mundo

Imagem: wikimedia

Para serem considerados países independentes pela ONU há requisitos que devem ser cumpridos, por exemplo:

  • O país deve ter fronteiras definidas;
  • Sustentação económica – ter uma moeda ajuda bastante;
  • Soberania nacional;
  • Deve ainda deve ser reconhecido pelos outros integrantes da ONU.

Mas a lista da ONU não é a única.

Algumas associações desportivas também têm as suas. À pergunta, quantos países existem no mundo? O CMI e a FIFA respondem de maneira diferente.

É o caso do Comité Olímpico Internacional, com 206 membros, e da FIFA, que tem 209. Territórios como Aruba e Ilhas Caimão, não reconhecidos pela ONU porque pertencem, respectivamente, à Holanda e ao Reino Unido, integram as duas entidades.

Muito mudou no mundo desde o tempo dos descobrimentos…

Mapa dos descobrimentos

Uma coisa bastante interessante é que, no início do século 20, havia apenas 57 nações.

Após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) e com o fim dos impérios Austro-Húngaro, na Europa, e Otomano, no Oriente Médio, fez com que surgissem novos países, como a Áustria e o Iraque.

Décadas depois, a independência de ex-colônias da Ásia e da África dividiu mais o mapa. Nessa época surgiram Índia e Paquistão (1947), Moçambique e Angola (1975), entre outros países..

Na década de 1990, com o fim da União Soviética, o mundo ganhou outra leva de nações, como a Ucrânia e o Uzbequistão. E novas divisões ainda são traçadas em zonas de conflito.

Caxemira, na fronteira entre Índia e Paquistão, e a Chechênia, na Rússia, reivindicam a independência na ponta da baioneta!

Os mais novos países reconhecidos pela ONU são Montenegro, ex-república Jugoslávia que ganhou estatuto de país independente em 2006, e Sudão do Sul, que em 2011 conquistou sua independência do Sudão após uma longa e sanguinária guerra civil.

mapa mundi - mapa politico

Imagem: wikimedia

Quantos países existem no mundo?

Em relação a esta pergunta podemos dizer que depende! O mundo está em constante mudança!
Podemos dizer, que à data, objectivamente:

  • Perante a ONU, existem 193 países;
  • Para o Comité Olímpico, existem 206 países;
  • Para a FIFA, existem 209 países.

Como se percebe ao longo do tempo surgiram, e surgirão, novos países vamos tentar manter esta lista o mais atualizada possível.

Para mais diversão, segue os links:

Deixa o teu comentário, não precisa de registo

error: