Delícias do mar, o que são ? De que são feitas ?

Delícias do mar, o que são? De que são feitas? Existem alguns mitos sobre a questão. Neste artigo, vamos tentar esclarecer todas as dúvidas que possam ter!

A origem das delicias do mar são o Japão, que em 1973 começou a exportar este alimento processado. O nome em Japonês é Kani-kama, a palavra kani significa caranguejo e deu origem ao nome pelo qual é também conhecido em Inglês – Crab Sticks.

delicias do mar, crab sticks, kanikama Imagem: Wikimedia Commons

As delícias são resultado de uma mistura de ingredientes.

Apesar de a base da receita original ser caranguejo, a verdade é que as delicias do mar, de caranguejo têm muito pouco, ou nada! O principal componente das delicias é um peixe chamado de surimi.
Ao surimi são acrescentados extracto de caranguejo, ou lagosta (seja lá, o que for o extracto! acredito que seja o cheiro..) e ingredientes como amido de trigo, clara de ovo, açúcar, extracto de algas, sal, vinho de arroz, e outros segundo a wikipédia.

SurimiSurimi – Peixe usado para fazer as delicias do mar  | Imagem: Ulka

Pode até saber a caranguejo, e ser muito mais barato do que caranguejo, mas não tem o mesmo valor nutritivo! Apesar de conter proteína, e poder ser consumido ocasionalmente sem problemas não deve ser considerado uma alternativa ao peixe fresco.

É utilizado um corante alimentício vermelho, para lhe dar aquele “toque” de caranguejo..

Apesar de este ser o método oficial de fazer delicias do mar, este pode não ser o processo utilizado por todas as marcas existentes no mercado! Como é um alimento processado pode conter muitas outras coisas que nem nos passam na cabeça… Nada melhor que comer um caranguejo, uma lagosta ou qualquer outro marisco. Ao menos sabemos exactamente o que estamos a comer!

Delicias do mar, vê o vídeo de como é feito este alimento

Que dizes sobre isto? Deixa a tua opinião nos comentários e partilha com quem é louco/a por delicias do mar.

Clica aqui, para mais Vídeos de curiosidades

1 Resultado

  1. Anónimo diz:

    Que cena! Eu até gosto de delícias mas…

Deixa o teu comentário, não precisa de registo

error: