10 Comboios mais rápidos do mundo

10 Comboios mais rápidos do mundo

O primeiro comboio / trem a vapor foi inventado em 1804 por Richard Trevithick. Hoje em dia com a tecnologia existente a velha máquina a vapor não passa de um sonho.

Todo o mundo quer perder o mínimo tempo possível a viajar, estes super comboios vêm dar uma ajuda incrível. Com o auxílio da ciência e da tecnologia, o comboio mais rápido pode atingir uma velocidade de 581 km/h. Muita gente pensa que o melhor transporte é o avião mas os comboios são mais acessíveis e com tempos de espera bastante inferiores.

Aqui vai a lista dos 10 comboios mais rápidos do mundo e a respetiva velocidade.

10. ETR 500 – Itália

Imagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 306 km/h

O Elettro Treno Rapido foi inaugurado em 1993 e transporta passageiros de Milão a Bolonha. O comboio foi construído pela Ferrovie dello stato e é explorado pela companhia Trenltalia. Este é o primeiro comboio de alta velocidade italiano e depois deste fizeram ainda o ETR 400, 460 e 480.

9. Eurostar UK – Reino Unido

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 320 km/h

Eurostar UK é um grande competidor com as companhias aéreas porque liga Londres – Paris – Bruxelas, conhecido por viajar no canal da mancha. Este comboio torna a viagem mais confortável e divertida. A paragem em St. Pancras International Stadium é considerada por muitos o mais romantico e famoso destino do Eurostar. Além disso quem tiver o bilhete do comboio normalmente tem descontos em vários sítios como por exemplo museus.

8. AVE Talgo 350 – Espanha

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 330 km/h

Spain AVE Talgo 350 liga Barcelona a Madrid(e vice-versa) numa viagem bastante confortável. A parte da frente do comboio é parecida com um bico de pato, frequente chamado de POTA – pato em espanhol. O comboio é divido em 3 secções, Club class, first class e Bristo class.

7. THSR 700T – Tailândia

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 335 km/h

O Taiwan High Speed Rail ou THSR foi desenvolvido com base no Shinkansen o comboio “bala” japonês. As empresas japonesas Kawasaki, Nippon Sharyo e Hitachi Ltd. construíram este comboio. Uma das características que o destaca é possuir 66 cabines de negócios. Este é o primeiro comboio de alta velocidade que liga Taipei a Zuoying que curiosamente é a mais pequena rota no mundo deste tipo de comboios.

6. KTX 2 – Coreia do Sul

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 352 km/h

O KTX sancheon é o sistema de caminhos-de-ferro da Coreia do Sul aberto em 2010. Este comboio, tecnologicamente, é baseado no TGV/LGV. É o primeiro comboio de alta velocidade da Coreia do Sul e liga Seul a Busan, via Daejeon e Daegunnects. Possui 935 lugares por carruagem e é usado diariamente por mais de 150 mil pessoas. Foi concebido com o propósito de oferecer uma viagem de luxo mas também com especial atenção à segurança dos passageiros.

5. Shinkasen – Japão

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 442 km/h

Shinkasen também conhecido como comboio bala. Como a maioria dos comboios está divido por classes, este comboio providencia um grande serviço. Circulam aproximadamente 323 comboios, deste tipo, por dia no Japão, que se traduz em cerca de 14 milhões de passageiros por ano a viajar neste super comboio. Curiosamente este comboio não tem registo de passageiros feridos por causa de acidente.

4. Transrapid TR 09 – Alemanha

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 449 km/h

O ultra rápido Transrapid TR 09 foi construído pelas empresas alemãs Siemens e Thyssen Krupp. Ao contrário de outros, este comboio tem a particularidade de possuir apenas um caril, outra curiosidade é que utiliza a tecnologia de levitação magnética. Esta tecnologia desenvolvida por estas empresas alemãs foi o que deu o pontapé de saída do Maglev. No inicio de 2012 a Alemanha abandonou este projeto.

3. CRH 380 A – China

Comboios mais rápidos do mundo Imagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 482 km/h

CRH 380 A é o comboio mais rápido da China e liga as cidade de Shanghai a Hangzhou. Foi inaugurado em 2010. Foi integralmente planeado e construído com mão de obra chinesa. A velocidade de cruzeiro média, é de 350km/h.

2. TGV POS – França

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 575 km/h

TGV POS é o comboio mais rápido em França e um dos mais rápidos do mundo. A velocidade máxima foi registada numa viagem entre Paris e Estrasburgo. A empresa dona deste comboio é a “Société nationale des chemins de fer français” apesar de ser francês este comboio viaja além fronteiras.

1. JR Maglev MLX01 – Japão

Comboios mais rápidos do mundoImagem: Wikimedia commons

Velocidade máxima: 581 km/h

O Japão mostra o seu poder neste posts, comboios mais rápidos do mundo, este comboio funciona com a tecnologia de levitação magnética é fabricado pela companhia de caminhos-de-ferro japonesa e pelo Instituto de investigação técnica ferroviária japonesa. Há alguns comboios que utilizam esta tecnologia mas este modelo é o que tem melhor design para utilizar esta tecnologia. Este comboio não é para uso público e as suas rotas ainda não foram divulgadas.

Estes são os 10 comboios mais rápidos do mundo até ao momento, vamos ver até quando!

Vê também: O maior avião de carga do mundo

Para mais imagens e/ou vídeos, segue os links:

Fonte: Rankred

Deixa o teu comentário, não precisa de registo

error: