Estudar ou trabalhar só depois das 10h diz especialista

Estudar ou trabalhar só depois das 10h de acordo com um especialista em sono do Reino Unido, todo o nosso actual sistema de trabalho e escolaridade está errado e começa demasiado cedo!

Se gostas de acordar tarde e preferias se aquilo a que chamamos manhã começasse algumas horas mais tarde, não estás sozinho.

Estudar ou trabalhar só depois das 10h diz especialista

Imagem: flickr

Paul Kelley, investigador do Instituto de Neurociência Circadiana e do Sono da Universidade de Oxford, em Inglaterra, afirma que a nossa sociedade está a meio de uma crise de privação de sono, já que muitas vezes precisamos de cumprir e de nos adaptarmos a um horário de trabalho com horários pouco naturais e impróprios para os nossos relógios biológicos.

Este é um enorme problema para a sociedade. Nós somos, em geral, uma sociedade privada de sono, mas o grupo de pessoas entre os 14 e os 24 anos é mais privado do que qualquer outro sector da sociedade. Isto traz sérias ameaças à saúde, ao desempenho, ao humor e à saúde mental” – Paul Kelley

Novos horários desde a escola

Paul Kelley está envolvido no programa Teensleep, que pretende recrutar 100 escolas no Reino Unido para participar num ensaio experimental, no qual adoptarão horários escolares que começam mais tarde.

De acordo com Kelley, os jovens britânicos, em média, estão a “perder cerca de 10 horas de sono por semana” por serem forçados a habituar-se a aulas num horário não natural — que começa cedo demais.

alarme de relogio

Imagem: GETTY

Kelley defende que as aulas devem começar às:

  • 8h30 para as crianças dos oito aos dez anos;
  • 10h para adolescentes de 16 anos
  • 11h para jovens de 18 anos

Não podíamos estar mais de acordo. Isto faz todo o sentido e teria tornado tudo muito mais agradável nos tempos de escola.

O especialista explica que os horários aos quais nos acostumamos fazem sentido em certas idades – como aos 10 ou aos 55 anos – mas isso varia ao muito longo da vida. Nem mais!

Dependendo da nossa idade, precisamos mesmo de começar o nosso dia mais ou menos 3 horas mais tarde, o que é inteiramente natural, diz Kelley.

cansaço na secretariaImagem: ALAMY

Andamos a fazer tudo mal

Se Kelley estiver certo, isso significa que durante toda a nossa vida, desde o início da nossa adolescência até ao fim da meia-idade, estamos a ser acordados muito cedo. Todos os dias.

“Os funcionários deveriam começar o seu dia de trabalho às 10h”, afirmou o especialista, durante o Festival Britânico de Ciência.

Além de o sono ser crucial para a nossa memória, não dormir o suficiente pode provocar uma enorme variedade de problemas de saúde, incluindo algumas doenças graves, como a doença de Alzheimer, e efeitos dramáticos sobre o corpo humano.

“Quem já está a trabalhar muito mais cedo do que isto, todos os dias – ou seja, a maior parte da população – está normalmente privado de sono”, concluiu o especialista.

Fonte: The Telegraph

Também vais curtir estes:

Deixa o teu comentário, não precisa de registo