12 segredos sobre aviões, que precisas conhecer!

12 segredos sobre aviões, que precisas conhecer! Coisas que as companhias aéreas não querem que saibas. Chocante!

Voar é um antigo sonho da humanidade. Há cerca de 100 anos, este sonho se tornou realidade e, em muitos casos, também o caminho mais rápido entre dois pontos – seja para negócios, ou férias. Graças às companhias aéreas de baixo custo, o sonho de voar, que antes era coisa de rico, tornou-se uma possibilidade para muitas pessoas. Mas cuidado: nos bastidores de cada voo há um mundo completamente desconhecido e que vai deixar muitos cabelos de em pé. Num fórum online (e em anonimato), pilotos, comissários de bordo, hospedeira de bordo e demais trabalhadores do setor aéreo resolveram falar sobre alguns segredos da profissão. O que eles discutiram me deixou com um frio na espinha.

Aqui estão 12 segredos sobre a realidade dos aviões.

1. Garganta seca? É melhor nem chegar perto da água do avião e seus derivados.


Flickr

A água que é utilizada para fazer café, chá e semelhantes a bordo dos aviões não deve NUNCA ser consumida. Os tanques onde a água é armazenada em algumas aeronaves com 60 anos de idade nunca são lavados! Alguns já têm tanto muco que a camada de gosma verde chega a ter vários centímetros de espessura. Todos os trabalhadores do setor aéreo sabem disso.

2. O que está por detrás da lenda de que telemóveis podem fazer os aviões caírem?


Flickr

Telemóveis não podem de facto fazer um avião cair, mas podem ser um verdadeiro estorvo para os pilotos. Imagine que você está sentado na cabine no momento do pouso, um dos mais difíceis do voo, e de repente ouve o barulho do sinal de mais de cem telemóveis de uma vez? Em duas ocasiões eu não consegui ouvir no rádio se tinha permissão para pousar por conta dos ruídos.

3. Barulho de roncos na cabine do piloto?


Flickr

Metade dos pilotos dorme durante o voo. Quando acordam, em um terço dos casos, os co-pilotos também estão a dormir.

4. Você quer levar seu animal de estimação em uma viagem? Pense bem!


Flickr

Eu sou responsável por colocar a carga nas aeronaves. Uma coisa que não posso enfatizar o suficiente é como animais são tratados durante as viagens. Embora as companhias aéreas se esforcem, há algumas coisas que elas não conseguem evitar, como o barulho na rampa. Eu não consigo suportar esse barulho sem usar protetores de ouvido, enquanto seu animal de estimação tem que ficar esperando vários minutos na rampa para ser carregado enquanto seus ouvidos são agredidos por este insuportável ruído. Gente, pensem duas vezes antes de voar com seus animais.

5. Não esqueça de levar lenços humedecidos com você. Aviões são incubadores de germes!


Flickr

Você sabe por onde esse cobertor e travesseiro estavam antes de chegarem às suas mãos? Sim, com outro passageiro. Eles são simplesmente novamente ensacados e distribuídos. Os únicos travesseiros novos que eu já vi na vida foram os que vieram com um avião novo. Se você deixou seu pacote de amendoins encostar na bandeja para apoiar a comida, então você provavelmente está comendo cocô de bebê. Eu já vi mais fraldas sujas em cima dessas bandejas do que comida. E nunca vi essas bandejas sendo desinfectadas.

6. O bagageiro não transporta apenas malas. Isso me deixou arrepiado!


Flickr

Grande parte dos voos domésticos tem restos humanos e órgãos à bordo. Eu trabalho como gerente de carga de uma companhia. Um dia vi uma caixa com uma etiqueta escrito “cabeça.

7. “Pra descer todo santo ajuda?” – Porque uma queda é bastante improvável.


Flickr

Um piloto me disse uma vez que mesmo se as duas turbinas falhares o avião pode continuar voando. Quando um avião está voando em uma altitude de 10 km, pode continuar voando por mais 67 km mesmo sem turbinas. Por isso que a maioria dos acidentes acontecem durante o pouso ou a decolagem.

8. Não se desespere quando o avião tremer e balançar. É assim mesmo!


Flickr

O avião que está te levando está quebrado. Sem nenhuma dúvida. Alguma coisa neste avião está quebrada. Aviões são maquinas grande e complexas e algo a bordo sempre está quebrado. A boa notícia é que quando algo importante quebra há uma, ou duas (ou três) peças de reserva e o dano faz com que um alarme toque na cabine do piloto, para que a tripulação saiba e tome as medidas necessárias. Na maioria das vezes são coisas triviais como luzes individuais, máquinas de café ou alavancas. Não deixe de voar por causa disso, entretanto. Aviões são máquinas extremamente seguras. Mesmo com avarias graves, uma aeronave normalmente é capaz de pousar.

9. Nunca se sinta muito seguro. Mesmo quando a luz vermelha estiver acesa.


Flickr

O banheiro dos aviões pode ser aberto por fora. Normalmente há um mecanismo de segurança escondido no aviso de “proibido fumar”. É só levantar uma aba, arrastar a tranca e abrir.

10. O pouso pareceu um pouco brusco demais? Foi intencional.


Flickr

Quando está chovendo e o avião parece quase se chocar contra o chão em vez de ter uma aterrissagem suave, não é porque o piloto é ruim, mas porque ele quis assim. Quando a pista está molhada, o avião tem que tocar o solo com força para espalhar a água e evitar a aquaplanagem.

11. Você já ouviu falar da gaiola de Faraday? Nem eu, mas não tem problema.


Flickr

Meu pai é piloto de avião há cerca de 20 anos e aparentemente os aviões são constantemente atingidos por raios.

Se quiser saber mais sobre a gaiola de Faraday clique aqui 😉

12. Um avião não tem o mesmo ar das montanhas. Nunca se esqueça disso!


Flickr

O ar que você respira dentro da aeronave é na verdade ar comprimido da turbina. Uma grande parte desse ar (de 25% a 50%) é jogada para trás, enquanto o resto vai para os passageiros. O ar deixa o avião através de um pequeno buraco na parte de trás da fuselagem.

NOTE QUE: O ar que você respira pode estar contaminado com óleo de motor. Como as turbinas funcionam com óleo sintético, que é venenoso para o ser humano, pode acontecer um envenenamento do ar. Isto pode causar cansaço, náuseas e até mesmo a morte. Os efeitos a longo prazo da chamada “Síndrome Aerotóxica” ainda não foram suficientemente estudados.

Chocante o que acontece nos bastidores de um avião! Compartilhe essas surpreendentes informações com seus amigos (mas é melhor não mandar este artigo para quem tem medo de avião).

fonte

Também vais curtir...

1 Resultado

Deixa o teu comentário, não precisa de registo