Planeta similar ao nosso é descoberto por cientistas!

Planeta similar ao nosso é descoberto por cientistas!

O Telescópio espacial Kepler da NASA descobriu recentemente um planeta como a Terra a orbitar uma estrela, como o sol, dentro da chamada “zona habitável” de uma galáxia.

Este corpo celeste descoberto foi baptizado de Kepler-186f fica aproximadamente 500 anos-luz da terra na constelação de Cygnus.

A zona habitável, também conhecida como zona Goldilocks, é a região ao redor de uma estrela dentro do qual os planetas com suficiente pressão atmosférica podem suportar água líquida na sua superfície, por exemplo, no caso da nossa galáxia a zona habitável é onde de localiza o nosso planeta.

Esta descoberta é particularmente única pois é a primeira vez que encontramos um “mundo” do tamanho do nosso, com água líquida e na zona habitável de outra estrela.

Cientistas descobrem planeta simiar ao nosso!
Fonte da imagem: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech

O que isso significa?

Isto significa, que se a estrela próxima a este planeta é semelhante ao nosso sol, então a probabilidade de vida neste astro sobe exponencialmente!

Conhecemos apenas um planeta onde existe vida, a terra.

Quando vamos procurar vida fora do nosso sistema solar, só nos podemos concentrar em achar planetas com características que imitam o nosso, encontrar um planeta comparável à terra em tamanho e na zona habitável é um passo extraordinário.

Elisa Quintana, cientista no Instituto SETI.

A estrela próxima de Kepler-186f tem metade da massa e tamanho do nosso sol e este “mundo” recebe um terço da energia que recebemos do nosso sol. A orbita do planeta Kepler-186f à volta do seu sol demora 130 dias.

Fonte: NASA

Algumas dúvidas ainda persistem relativamente a este corpo celeste, como por exemplo quais os gases presentes no ambiente, os dados climatéricos, etc…

Será que alguém ainda tem dúvidas que existe vida noutros planetas?

Que acham de um ano ter apenas 130 dias? 😛

2 Resultados

Deixa o teu comentário, não precisa de registo

error: