Foguetão Antares explode segundos depois de ser lançado

Foguetão Antares explode segundos depois de ser lançado!

O foguetão da Orbital Sciences Antares levava uma cápsula não tripulada com carga para abastecer a Estação Espacial Internacional. Seis segundos depois do lançamento, explodiu.

A missão era levar 2200 quilos de comida e equipamentos científicos para a Estação Espacial Internacional. Esta seria a segunda missão para a ISS assegurada pela empresa privada Orbital Sciences: a primeira, há um ano, decorreu sem problemas de maior.

De acordo com o Engadget, a empresa já confirmou uma anomalia no veículo que levava uma cápsula não tripulada que iria transportar mantimentos até aos astronautas da ISS. A NASA também já confirmou que está a investigar o assunto.

“Assim que percebermos a causa do incidente, vamos começar a trabalhar no sentido de retomar o voo para apoiar os nossos clientes e o programa espacial do país”, afirmou o vice-presidente da Orbital Sciences, Frank Culbertson.

A NASA já assegurou que a ISS está bem abastecida neste momento e as reservas de água e alimentos durarão pelo menos até março do próximo ano. A agência espacial pediu ainda que todos os que encontrem vestígios da explosão devem contactar as autoridades para se proceder à recolha.

Para evitar que os equipamentos usados caiam nas mãos de inimigos, as autoridades cercaram o perímetro da zona de lançamento. Ainda não há uma explicação oficial que justifique o que terá causado a explosão, embora se desconfie que esta se deva à utilização de um motor AeroJet Rocketdyne AJ-26.

Veja o vídeo com do momento do lançamento.

Também vais curtir...

Deixa o teu comentário, não precisa de registo