Braço robótico aprende da mesma forma que os bebés

Braço robótico aprende da mesma forma que os bebés. Apesar de fazer lembrar os braços da personagem Doctor Otupus, este braço robótico é mais semelhante à tromba de um elefante no que toca à destreza.

Uma equipa alemã de engenheiros programou o braço robótico par aprender movimentos da mesma forma que os bebés humanos. O braço tem o mesmo nível de destreza da tromba de um elefante e pode ser ensinado a reproduzir posições através de pequenas mudanças na pressão dos seus “músculos” pneumáticos. Quer isto dizer que o robô aprende através de tentativa e erro, e que podemos ensinar o robô novos truques, forçando-o a assumir uma determinada posição. Na primeira tentativa, isto irá produzir alguma resistência por parte do robô, mas à segunda vez os movimentos serão muito mais fáceis graças à “memória” mecânica dos músculos artificiais.

New Scientist diz que o robô pode ser ensinado a desempenhar um grande número de tarefas e que pode desenroscar uma lâmpada com a mesma facilidade que apanha uma noz do chão.

Esta máquina foi inicialmente pensada para trazer a destreza da tromba de um elefante ao mundo industrial dos robôs, tendo sido construída pela empresa Festo em 2010. Todavia, não era capaz, na altura, de reproduzir movimentos precisos sem programação específica.

fonte: exameinformatica

Também vais curtir...

Deixa o teu comentário, não precisa de registo