Onde está o asteróide gigante que deveria ter feito uma razia à Terra?

Parece que os cientistas estão confusos. Depois dos avisos de que um asteróide gigante com 274 metros passaria próximo do nosso planeta, ninguém sabe onde ele está.

Na madrugada de terça-feira, o asteróide 2000 EM26 deveria ter feito uma razia (em termos astronómicos) ao planeta Terra. Até havia câmaras preparadas para fazer o streaming em tempo real do evento. Mas o asteróide com 274 metros não chegou a aparecer e ninguém sabe onde ele está.

A explicação mais provável é que os cientistas tenham calculado mal a sua órbita e que provavelmente esteja mais longe do que se julgava. Ainda assim, e segundo o io9, o observatório de Slooh continua a tentar perceber onde está o asteróide, recorrendo a telescópios robóticos e à ajuda de astrónomos amadores.

Inicialmente, os cientistas calcularam que o 2000 EM26, agora rebaptizado de Moby Dick desde que desapareceu, iria passar a 8,8 vezes a distância da Lua à Terra. Em termos astronómicos, esta é uma distância pequena e muito mais perto do que o desejável. Todavia, o asteróide foi observado pela última vez há 14 anos, pelo que é provável que a sua rota tenha sido mal calculada.

Fonte: exameinformatica

Também vais curtir...

Deixa o teu comentário, não precisa de registo